quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Postagem Extra - Fragmentação territorial na Europa

Para os alunos - Wellington, Kaic, Andressa, Felipe, Brendo, Ana Carolina e Michel.
1 - Explique o processo de separatismo ocorrido na antiga Iugoslávia.
2 - Como se deu a fragmentação da Ex-URSS? Explique exemplos de separatismo ainda latentes.
3 - Cite e explique um exemplo de tensão separatista que ocorre na Europa Ocidental.

2 comentários:

  1. 1.A Iugoslávia era um país que abrigava varias etnias e era formado por 6 repúblicas (Eslovênia,Croácia,Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia) e 2 regiões autônomas(Kosovo e Vojvodina. Essa federação manteve-se unida pela ditadura do partido comunista. Em 1991 com as transformações geopolíticas na Europa 4 repúblicas se declararam independentes, apenas Sérvia e Montenegro continuaram a constituir a Iugoslávia. Essa declarações de independência provocaram fortes reações da Sérvia devido a servios que habitavam as outras repúblicas e o interesse em manter o país unificado. A Sérvia ocupou a Bósnia e começou uma limpeza etnica onde vários morreram. Em 1999 Kosovo também queria independência e em março deste mesmo ano a Sérvia foi derrotada pela OTAN transformando Kosovo independente.

    2.Com a queda do muro de Berlim a URSS enfraqueceu e deixou de ser uma potência,os EUA ganharam a Guerra Fria. Na URSS o socialismo entrou em crise e Gorbatchev criou várias reformas,em algumas delas eliminaram-se proibições a liberdade de expressão, que deu esperança de liberdade em vários países do bloco.E foi isso o que aconteceu.
    Um caso de separatismo ainda latente é o caso separatista checheno na Rússia.

    3.Um exemplo de tensão separatista na Europa Ocidental é o caso dos Bascos que tem língua e cultura própria. Seu objetivo é a independência da região em que vivem em áreas da Espanha e da França. Entre as organizações envolvidas nessa luta destaca-se a ETA

    Alunos: Kaic(13),Andressa(04) e Wellington(23).

    ResponderExcluir
  2. 1-Em 1991, no contexto das transformações geopoliticas que estavam ocorrendo na Europa Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzego, Vina e Macedônia, declararam-se o fim da antiga Iugoslávia.
    2-Em 1991a situação politica na Ex-União Sovietica ficou muito dificil para o Governo Gorbachev. A perestroika e a glasnost permitiram que surgissem grupos politicos contrários á orientação de governamental e que se manifestavam publicamente, fato nunca acontecido antes da glasnost ou ao longo da existência da Ex-União Sovietica (1922 e 1991) . Chechênia a Federação Rússia luta pela integração do seu território, sufocando movimentos separatista, principalmente na região do Cáucaso.
    3-Os Conflitos no Cáucaso são uma série de guerras civis, conflitos separatistas e/ou conflitos étnicos, e até mesmo conflitos entre nações, que ocorrem na região do Cáucaso desde o desaparecimento da URSS ao fim da Guerra Fria. Grande parte do traçado das fronteiras existentes na região do Cáucaso é arbitrária e artificial e foi em grande parte estabelecida entre 1922 e 1936 pelo ditador soviético Josef Stalin, governadas com a mão-de-ferro pela URSS, essas repúblicas só teriam problemas étnicos e religiosos aflorados após a desintegração da antiga potência comunista, que permitiu a independência de três novos Estados e sendo que dois fazem parte da CEI .
    Alumos:Ana Carolina(03), Brendo(05), Felipe(08).

    ResponderExcluir